Campanha Outubro Rosa

Dra. Anna Paola foi pioneira nas campanhas para a detecção precoce do câncer mama. Desde 1992, ela e sua equipe já faziam palestras em bairros comunitários de Salvador com o slogan, “Seja um beija-flor; faça a sua parte”, incentivando as mulheres a se cuidarem, examinarem seus seios e fazerem a mamografia. O reconhecimento público pelo seu trabalho veio em 2006 com o Prêmio “Saúde da Mulher”, e em 2018, com o Prêmio Barra Mulher.

Há três anos a campanha da Clínica adotou um novo slogan: “Eu amo viver. Juntos na luta contra o câncer de mama”, trazendo uma mensagem que sensibiliza as mulheres a realizarem exames preventivos, afirmando que quem ama viver, se cuida.

Outubro Rosa – Salvador-BA

Estatísticas do Câncer de Mama

De acordo com o Instituto Nacional De Câncer – INCA, o câncer de mama ocupa a primeira posição mais frequente em todas as regiões brasileiras, com um risco estimado de 81,06 por 100 mil na Região Sudeste; de 71,16 por 100 mil na Região Sul; de 45,24 por 100 mil na Região Centro-Oeste; de 44,29 por 100 mil na Região Nordeste; e de 21,34 por 100 mil na Região Norte.

O INCA, estima 66.280 novos casos de câncer de mama por ano. Esse número corresponde a um risco estimado de que 1 entre cada 10 mulheres terá câncer de mama ao longo da vida.

O tipo histológico mais comum para o câncer de mama é o carcinoma de células epiteliais que se divide em lesões in situ e invasivo, este último é o mais frequente, sendo ainda o que possui células ductais de maior incidência que o carcinoma lobular.

“Uma entre cada dez mulheres terá câncer de mama ao longo da vida”

Outubro Rosa – Salvador-BA

Fatores de Risco

Não existe somente um único fator de risco para câncer de mama. No entanto, a idade acima dos 50 anos é considerada um dos mais importantes. A incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por essa neoplasia. Na população feminina abaixo de 40 anos, ocorrem em torno de 5% dos carcinomas e registra-se 10 óbitos a cada 100 mil mulheres, enquanto na faixa etária a partir de 60 anos o risco é 10 vezes maior.

Outros fatores que contribuem para o aumento do risco de desenvolver a doença são fatores genéticos (mutações dos genes BRCA1 e BRC2) e fatores hereditários (câncer de ovário na família) (BRAY et al. 2018; FERLAY et al., 2018), além da menopausa tardia (fatores da história reprodutiva e hormonal), obesidade, sedentarismo e exposições frequentes a radiações ionizantes (fatores ambientais e comportamentais) – INCA 2019.

Outubro Rosa – Salvador-BA

Sintomas

O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que tem consistência mais amolecida, são maiores, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são edema cutâneo semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo; e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea. A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos endurecidos ou fixos palpáveis na axila.

O diagnóstico precoce salva muitas vidas!

Outubro Rosa – Salvador-BA

Principais Dúvidas Sobre o Câncer de Mama

O câncer de mama é um tipo de câncer que se forma nas células da mama, geralmente nas glândulas mamárias ou nos ductos.
Os fatores de risco para o câncer de mama incluem idade avançada, histórico familiar, exposição a hormônios, obesidade, consumo de álcool, entre outros.
A detecção precoce do câncer de mama envolve autoexames mensais, mamografias regulares e exames clínicos feitos por um médico.
Os sintomas podem incluir nódulos na mama, alterações no formato ou tamanho da mama, dor, inchaço, retração do mamilo e secreção mamilar.
O diagnóstico é realizado por meio de exames como mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética, biópsia e outros exames de imagem.
As opções de tratamento podem incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia hormonal e imunoterapia, dependendo do estágio e tipo do câncer.
É possível reduzir o risco mantendo um estilo de vida saudável, incluindo dieta equilibrada, prática de exercícios físicos, evitar o tabagismo e limitar o consumo de álcool.
O suporte psicológico é fundamental para ajudar os pacientes a lidar com o diagnóstico, o tratamento e seus efeitos emocionais, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida.
Você pode ajudar a conscientizar sobre o câncer de mama compartilhando informações, participando de campanhas, apoiando organizações e incentivando a detecção precoce.
Existem diversas organizações, hospitais e grupos de apoio que oferecem informações, suporte e recursos para pessoas afetadas pelo câncer de mama. Recomendamos explorar websites confiáveis e buscar ajuda profissional quando necessário.

Outubro Rosa – Salvador-BA

Conheça um pouco da nossa missão

2023
Outubro Rosa 2023

Eu amo viver! Juntos na luta contra o câncer de mama. Declare seu amor por você mesma. Veja todas as fotos

2020
Pandemia Outubro Rosa
Pandemia Outubro Rosa

Em 2020, devido a pandemia, as ações do Outubro Rosa foram 100% virtuais nas redes sociais da clínica.

2019
Outubro Rosa
Outubro Rosa

Em 2019 as ações do Outubro Rosa aconteceram nas instalações da Clínica.

2018
Outubro Rosa no Shopping Barra
Outubro Rosa no Shopping Barra

Mais um ano do espaço Outubro Rosa no Shopping Barra.

2017
Espaço outubro rosa
Espaço outubro rosa

Realização do ESPAÇO OUTUBRO ROSA da CLINICA ANNA PAOLA GATTO no Shopping Barra

×